quinta-feira, 21 de janeiro de 2010

Do sangue ao desejo

Meu 1º post aquew \0..
Então galera, nesses últimos tempos temos presenciado um tema que caiu no modismo: A Vampiromania...

Enquanto lendas foram criadas e pessoas mortas séculos atrás vítimas d'estarem por supostos efeitos vampirescos, mesmo que fossem apenas por saber do assunto, hoje você será morto da mesma forma caso você não saiba do assunto!

Tidos como os filhos do demo, homens morcegos, alguns até em lobo se transformam, chupam sangue, fogem de alho, crucifixo ou luz solar entre outras características atribuidas a esses seres...

Vamos começar pelo Drácula de Bram Stocker feito por Gary Oldman no cinema ( que de vampiro virou bruxo anos depois)



O filme conta a história do Conde romeno Vlad Tepes ( Conde Drácula ) que ao morrer se nega a Deus e volta a vida disposto apenas a beber sangue... O filme é de 1992 e é uma das reproduções mais fiéis sobre a real história do Conde Drácula!


O próximo filme é uma aventura que toda criança do final de 90/2000 já deve ter visto: O Pequeno Vampiro ( The little Vampire). Baseado na obra literária de Angela Sommer-Bodenburg, a série virou um filme muito legal voltado incialmente para crianças mas que foi muito elogiado por adultos também. Conta sobre um menino que sonha com um clã de vampiros, até que um dia recebe a visita de um em seu quarto.




Não foram só nos filmes e livros... Quem não se lembra do famoso episódio do Chapolin Colorado VS O Vampiro que virou até fita de video-game do Master System? Mostrava um vampiro louco e faminto pelo sangue de uma jovem e que tinha pavor ao sol.



Continuando nas séries, temos Blade que começou como quadrinhos, virou filmes e depois a grande série em 2006. Blade, um híbrido ( metade humano metade vampiro) vive para caçar e combater os vampiros aí a solta no intuito de se vingar dos que morderam a sua mãe e o deixaram assim. Na série, os vampiros são seres hostis e devem ser caçados e mortos.





E a trilogia Anjos da Noite ( Underworld)? Os filmes foram marcados por vários efeitos especiais muito bem aclamados e mostrou vampiros que se modernizaram ao longo dos séculos mas que estavam dentro das lendas tradicionais ( aversão à claridade, chupadores de sangue, etc...). Mas dessa vez o filme contava com algo até então não muito exibido. A presença feminina nos filmes, já que neste temos uma vampira como protagosnita: Selena, feita por Kate Beckinsale.

E falando em Kate Beckinsale, não podemos esquecer também do Van Helsing, o caça aberrações ( sim ele caçou até o "Corcunda de Notre Dame" ) que assim como Blade persegue vampiros hostis. O filme não só mostra vampiros mas vários ou seres como lobisomens, Frankstein, etc.. Todos eles na Romênia, mais especificadamente na Transilvânia tida como uma terra amaldiçoada da Europa ( Lugar que já foi território Húngaro). Aliás tive uma professora de lá e ela parecia uma vampira 0.o



Todo jovem brasileiro do início desse século não perdeu, a novela o Beijo do Vampiro, que tinha o vampiro Zeca vivido por Kaike Brito e vários atores globais que encararam personagens até bem divertidos. Uma trama bem legal que tinha vampiros, homem do espelho, bruxa, e vários outros seres. Acho que uma das poucas produções legais que a Globo já fez.







Atualmente temos o série True Blood que vem dado o que falar e já até ganhou alguns prêmios. A série mostra a existência de vampiros e humanos em uma cidade fictícia do Estado Estado Unidense da Louisiana e também o romance de uma garçonete telepata com um dos vampiros da cidade.






E para fechar... A febre do momento: Twilight. Os livros da autora Estephanie Mayer que viraram verdadeiros blockbusters encataram em geral meninas adolescentes mostrando o amor de uma adolescente com um Vampiro Galã que é totalmente diferente dos vampiros das lendas literárias, onde o Galã vive várias situações ao lado da menina esperando o dia em que haja um felizes para sempre.




Lenda? Mito? Existem vários outros na literatura ou em filmes.
Há quem diga que já viu algum e que eles realmente existam... Portanto, muito cuidado se você andar pela rua a noite a só e um morcego te perseguir ao invés de estar voando atrás de uma manga ou um saputí... Alguns gostam de sangue... E bem fresco!








Postado por Charlie

4 comentários:

  1. Adorei Giully! Sucesso pra vocês!
    beijocas

    ResponderExcluir
  2. pooo, é mesmo... quanta coisa sobre vampiros!
    é pra todos os gostos!
    udahsudashudhas

    ResponderExcluir
  3. Esqueceu de uma febre que fez (e de certa forma ainda faz) um sucesso enorme: As crônicas vampirescas, da Anne Rice, que contam a história de um dos vampiros mais fodas (o Lestat) e de alguns outros vampiros e suas relações com ele. Para mim, os únicos escritores que fizeram um bom trabalho com os vampiros foram a Anne Rice, o Bram Stocker, e a Charlaine Harris (da série de livros The Southern Vampires Mysteries, que serviu de inspiração para a série True Blood). Dispenso comentários a respeito da Stephenie Meyer.

    ResponderExcluir
  4. Pois é, esqueceu do Lestat haha...um dos mais famosos...
    Aahamo True Blood (mega suspeito)...
    enfim...adorei a postagem, muito bem feita...
    abraço!

    ResponderExcluir